No evento teremos palestrantes estrangeiros, representantes de agências do governo e empresas brasileiras. A seguir a programação preliminar com as palestras dos convidados estrangeiros:

 

Huib de Vriend, foi Diretor de Pesquisa da Deltares, Holanda, onde trabalhou por mais de 20 anos. Participou ativamente no estabelecimento de planos plurianuais de pesquisa, bases para um claro desenvolvimento de conhecimento no longo prazo. Ele tem enfatizado uma aproximação integral aos problemas, considerando a sua aplicação para a transformação social, dada sua convicção de que esse tipo de abordagens pode beneficiar o desenvolvimento de conhecimento. Dedicou sua trajetória como pesquisador à morfodinâmica, e os seus trabalhos pioneiros inspiraram um grande número de pesquisadores na Holanda e no exterior, seja em rios, estuários, zonas costeiras e praias. Recentemente tem estado envolvido principalmente no desenvolvimento do conceito “trabalhar com a natureza”, sendo um dos mentores do projeto “Motor de Areia”, implantado recentemente na costa holandesa.

Prof. Tiedo Vellinga tem trabalhado junto à Autoridade Portuária do Porto de Rotterdam em gerenciamento de água e infraestrutura. Diretor do Monitoramento Ambiental, foi responsável pelo desenvolvimento do Maasvlakte 2 (expansão do Porto de Rotterdam) nos aspectos ambientais. Em 2011 ingressou na Universidade Técnica de Delft, onde é professor de Portos e Hidrovias. Prof. Tiedo participou no desenvolvimento e implementação do Índice Ambiental de Navios (Environmental Ship Index - ESI), uma das iniciativas para o clima (IAPH World Ports Climate Initiatives https://wpci.iaphworldports.org). Tem escrito numerosas publicações e é um participante ativo do PIANC. Membro do Comite Ambiental do PIANC, é o presidente da comissão de trabalho 150 do PIANC-IAPH sobre Portos Sustentáveis.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dr. Ashish J. Mehta, Professor do Departamento de Engenharia Civil e Costeira na Universidade da Florida, em Gainesville, FL. Especialista em sedimentos finos, é uma referência nacional e internacional em problemas de engenharia costeira. Tem participado no Comitê de Hidráulica Marítima do Corpo de Engenheiros e diversos comitês do Conselho Nacional de Pesquisa e da Sociedade Americana em Engenharia Civil. É fundador da série de conferencias (INTERCOH) especializada em sedimentos coesivos, e tem publicado livros e numerosos artigos científicos.

Prof. Han Winterwerp, professor da Universidade Técnica de Delft em morfodinâmica e transporte de sedimentos, , também pesquisador sênior na Unidade de Gerenciamento Costeiro e Marinho da Deltares, Holanda em sedimentos coesivos. Tem sido líder de projetos em times multidisciplinares, em diversos assuntos. Dentre eles estudos de transporte de sedimentos para os portos de Rotterdam, na Holanda, de Antwerp, na Bélgica, entre outros. Autor de numerosos artigos em revistas especializadas, alguns deles premiados é também editor de revistas de renome. O Prof. Winterwerp desenvolve pesquisa básica e aplicada também em costas lamosas com presença de manguezais.

Dr. Ian Townend, até recentemente Diretor de Pesquisas do Laboratório HR Wallingford, da Inglaterra. Liderou um dos primeiros estudos costeiros a escala nacional que permitiu o desenvolvimento dos Planos de Manejo da Linha de Costa. É atualmente Professor da Escola de Ciências Oceânicas e da Terra e da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Southampton. Tem uma cadeira no Innovation And Research Panel da Institution of Civil Engineers e é membro da Royal Academy of Engineering, da Inglaterra.

Dr. Joseph Gailani é pesquisador por quase 20 anos do Corpo de Engenheiros dos Estados Unidos. A primeira missão civil do Corpo de Engenheiros do Estados Unidos, datada numa lei federal de 1824, foi a de cuidar da navegação, com a tarefa de melhorar a segurança nos rios Mississippi e Ohio e diversos portos. Nesta instituição foram realizadas pesquisas fundamentais para o desenvolvimento do setor, sendo uns dos pioneiros da modelagem física. Dr. Gailani é especialista em modelagem do transporte de sedimentos, processos de dragagem e usos benéficos do material dragado, lotado no ERDC (Engineer Research and Development Center), em Vicksburg, Mississippi.

Contato

Seminário Internacional de Portos e Hidrovias
Avenida Athos da Silveira Ramos, CT - UFRJ, Rio de Janeiro

(21) 3938 - 8811

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!